VIAGEM PRESIDENCIAL – Bolsonaro vai aos EUA em março para tratar de economia e comércio

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, está em Washington para acertar os detalhes do encontro entre os representantes dos dois países

Bolsonaro, presidenteFoto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro deve visitar os Estados Unidos em meados de março, a data está em negociação. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, passou os últimos dois dias em Washington e nesta quinta-feira, dia 7, estará em Nova York para acertar os detalhes da viagem presidencial.

A agenda de Bolsonaro deve reunir temas econômicos e comerciais, segundo o chanceler. Araújo quer também que parlamentares norte-americanos visitem o Brasil para conhecer a realidade nacional e discutir temas de interesse mútuo.

Em Nova York, o ministro terá reuniões com empresários e formadores de opinião, além de especialistas em geopolítica mundial. Ele se reuniu há dois dias com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Transferência da embaixada do Brasil

Durante a passagem por Washington, Araújo conversou com o ministro do Exterior da Turquia, Mevlüt Çavu?o?lu. Segundo o chanceler, o turco quis saber como está a definição sobre a possível transferência da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. O tema divide a comunidade judaica e a muçulmana, pois Jerusalém é considerada religiosa para os dois povos, além dos católicos.

Araújo afirmou ao chanceler turco que o assunto está em fase de análise. “É um processo que estamos estudando”, disse o ministro brasileiro, lembrando que o chanceler turco demonstrou preocupação com a eventual transferência.

“Sobretudo a preocupação de que um eventual gesto brasileiro sobre a mudança de paz pode ter algum tipo de impacto ou repercussão negativa para a região ou o processo de paz. [Eles querem que] qualquer reação nossa contribua para a paz na região”, ressaltou Araújo.

Por Agência Brasil

Fonte : Canal Rural