VENDAS – Milho ganha ritmo em Mato Grosso

12,3 milhões

de toneladas de milho foram exportadas pelo Brasil entre janeiro e setembro – 11% acima do registrado um ano atrás. Vietnã, Irã e Taiwan foram os principais destinos, com quase metade do volume total.

Com quase metade da próxima safra vendida, produtores de Mato Grosso estão aproveitando o bom momento brasileiro no mercado internacional para liquidar os seus estoques de milho da colheita anterior. Levantamento do Instituto Mato-grossense e Economia Agropecuária (IMEA) revela que os agricultores do estado têm menos de 10% da safrinha de 2015 por comercializar, ao mesmo tempo em que 44,8% da produção que será colhida no ano que vem já têm preço definido.

Não só em Mato Grosso, mas também em outros estados produtores de milho como Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, agricultores têm aproveitado o incentivo do câmbio para limpar os armazéns para a entrada da nova safra de verão, que está sendo plantada agora e deve começar a ser colhida em janeiro. O real desvalorizado, que torna o produto brasileiro mais barato para os importadores, está alavancado as exportações do cereal. No mês passado, 3,46 milhões de toneladas do grão passaram pelas esteiras de carregamento dos portos brasileiros, praticamente empatando com os embarques de soja, que somaram 3,7 milhões de toneladas em setembro.

Fonte : Gazeta do Povo