Venda de trator e colheitadeira em ritmo forte de crescimento

O mercado doméstico de máquinas agrícolas segue aquecido. O Valor apurou que, no mês passado, as vendas de tratores no atacado brasileiro totalizaram 6.315 unidades, aumentos de 3,9% em relação a julho e de 16,02% sobre agosto de 2012.

Assim, nos oito primeiros meses do ano o número de tratores comercializados cresceu 24,15% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, para 44.936 unidades.

No segmento de colheitadeiras, os resultados foram ainda melhores. Somente em agosto, foram vendidas 550 unidades, incrementos de 7,21% sobre julho e de 32,85% ante agosto de 2012. Nos primeiros oito meses de 2013, foram comercializadas 4.992 unidades, 61,39% a mais que no mesmo período do ano passado (3.093).

Como as vendas já vinham aquecidas, no mês passado a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as principais montadoras de máquinas agrícolas que atuam no país, revisou para cima sua projeção para as vendas internas e a produção no ano.

Conforme o novo cenário, as vendas internas de máquinas agrícolas, que no ano passado somaram 69,4 mil unidades, deverão crescer 18,4%, para 83 mil unidades. A estimativa anterior previa um aumento de 4% a 5%. Já a produção deverá crescer 13,5% – bem acima dos 3,1% estimados anteriormente -, para 95 mil unidades.

Se as projeções se concretizarem, 2013 deverá ser o melhor ano da história do segmento. A expansão se deve aos juros baixos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI, do BNDES) e aos bons resultados no campo, ainda com os produtores rurais capitalizados. (CF)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Fonte : Valor Econômico | Por De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *