Venda de etanol cai no Centro-Sul

As vendas de etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) das usinas sucroalcooleiras às distribuidoras de combustíveis caíram em setembro pela primeira vez desde o início da safra 2015/16 no Centro-Sul. Foram comercializados na região 1,586 bilhão de litros do produto no mês, em queda de 2,1% em relação aos 1,621 bilhão de litros vendidos em agosto, de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Na comparação com setembro do ano passado, o volume aumentou 42,2%.

Segundo o diretor da trading de etanol Bioagência, Tarcilo Rodrigues, o recuo de setembro sobre agosto teve relação com o menor número de dias úteis. "Agosto teve 27 dias úteis, contanto com o sábado, o que dá uma média diária de venda de 60 mil litros. Em setembro, foram 25 dias, uma média de 63 mil". Ele acredita que a venda de hidratado até tende a cair nos próximos meses, com o reajuste de preços em curso nas usinas – e que já começou a ser repassado ao consumidor.

Ontem, a Unica também divulgou os números de moagem de cana no Centro-Sul na segunda quinzena de setembro. O volume processado cresceu 40,4%, para 40,47 milhões de toneladas, por causa do clima mais seco A produção de açúcar cresceu 46%, para 2,387 milhões de toneladas e a de etanol 27%, para 1,989 bilhão de litros.

Por Fabiana Batista | De São Paulo

Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *