Venda de etanol atinge patamar recorde em agosto

Queda de preço impulsiona comercialização, que supera em 34% total de registrado em mesmo período de 2012

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza

Segundo o diretor técnico da Unida, parte significativa do bom desempenho se deve à resposta dos proprietários de veículos flex, que voltaram a consumir mais etanol hidratado em detrimento à gasolina (Ernesto de Souza/Ed. Globo)

As vendas de etanol no mercado interno somaram 2,17 bilhões de litros em agosto, em alta de 34,75% sobre o volume verificado no mesmo mês de 2012. No mesmo período as exportações se situaram em 369,11 milhões de litros. Os dados são da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica). As vendas de hidratado alcançaram 1,25 bilhão de litros – em alta de 3,37% sobre o 1,21 bilhão de litros vendidos em julho deste ano e de 20,69% sobre o valor apurado em idêntico período da safra 2012/2013 (1,03 bilhão de litros). Já a comercialização de anidro no mercado interno atingiu 922,77 milhões de litros em agosto.
O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, explica que “os volumes vendidos pelas unidades produtoras da região Centro-Sul, considerando tanto o total geral (abastecimento doméstico mais exportação que somam 2,54 bilhões de litros) como aquele direcionado somente ao mercado interno, ficaram próximos do patamar recorde para um único mês, observados em julho de 2009 e setembro de 2010, respectivamente”. Parte significativa desse desempenho se deve à resposta dos consumidores proprietários de veículos flex, que voltaram a consumir mais etanol hidratado em detrimento à gasolina, acrescentou o executivo.
De acordo com dados apurados pela Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última semana de agosto os preços médios do etanol hidratado aos consumidores nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo permaneceram próximos de 65% do valor dos preços da gasolina, criando um forte estímulo econômico para o consumo do biocombustível. O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul 94,79 milhões de toneladas no mês, frente as 86,95 milhões de toneladas processadas em julho e 90,77 milhões computadas em agosto de 2012.
No acumulado desde o início da atual safra até 1º de setembro, o volume processado de matéria-prima alcançou 363,45 milhões de toneladas. Em agosto, a produção mensal de açúcar atingiu 6,12 milhões de toneladas, enquanto o volume fabricado de etanol totalizou 4,03 bilhões de litros. Já no acumulado desde o início da safra 2013/2014 até 1º de setembro, a fabricação de açúcar alcançou 19,96 milhões de toneladas. Neste período, a produção de etanol somou 15,36 bilhões de litros, sendo 6,50 bilhões de litros de anidro e 8,86 bilhões de litros de hidratado.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *