Valor da produção paulista deve atingir R$ 58,7 bilhões em 2012

Resultado é 0,54% menor que o registrado no ano passado

por Globo Rural On-line

   Divulgação

Neste ano o valor da produção de cana deve voltar a crescer

O valor da produção agropecuária e florestal (VPAF) doEstado de São Paulo neste ano deve atingir R$ 58,7 bilhões, de acordo com estimativas do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) e da Secretaria de Agricultura do Estado. O resultado é 0,54% menor que a produção de 2011.
A cana-de-açúcar é o principal produto do agronegócio paulista. Diferentemente dos últimos três anos, o valor da produção de cana deve crescer 2,2% neste ano. A participação na cultura no VPAF paulista aumentou para 45,9% em 2012 — em 2011, a representatividade da cana era de 44,6%.
Após a cana, os produtos mais importantes da produção paulista são a carne bovina, madeira de eucalipto, carne de frango e laranja para indústria. Juntos, esses quatro produtos são responsáveis por 25,9% do valor de produção do Estado. De 2011 para cá, só houve uma troca de posições entre os itens com maior VPAF: a laranja, quarta colocada no ano passado, foi ultrapassada pela carne de frango neste ano.
Dentre os produtos que registraram maior crescimento, destacam-se a cebola e o repolho, que aumentaram seu valor de produção em 93,1% e 55,8%, respectivamente. Já os que apresentaram as maiores quedas foram o limão (47,9%) e a manga (46,3%).

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.