Valor Bruto de Produção deve aumentar 13% este ano

Estimativa feita sobre total de 2012 pode crescer durante a colheita da safra 2012/2013

por Agência Brasil

Editora Globo

VBP das principais lavouras do país foi de R$ 277,2 bilhões em fevereiro de 2013 (Foto: Editora Globo)

A estimativa para o Valor Bruto de Produção (VBP) das principais lavouras do país em fevereiro de 2013 foi de R$ 277,2 bilhões, 13% superior em valores reais ao obtido em 2012.

Os cálculos – feitos pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – são elaborados a partir dos levantamentos de grãos apresentados em janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do cálculo sobre o preço dos produtos no mercado.

A maior parte dos produtos analisados apresenta aumento do valor da produção em 2013. Os maiores destaques até o momento são a batata inglesa, com alta de 27,1%; feijão, 19,5%; laranja, 31,3%; milho, 19%; soja, 27% e tomate, 49,8%. Também devem apresentar aumento arroz, banana, cana de açúcar, fumo e trigo. Poucas culturas apontam para a redução de valor até o momento, como algodão, café e mandioca.

“Esse resultado ainda pode aumentar em 2013. Como a estimativa leva em conta a produção e os preços no mês, é possível que ocorram reajustes durante a safra”, afirmou o coordenador de Planejamento Estratégico de AGE do Mapa, José Garcia Gasques, lembrando que o valor previsto em fevereiro ainda é o maior da série histórica do VBP iniciada em 1997.

Os resultados regionais mostram uma redução momentânea do valor da produção no Norte do país, de 1,18%, e crescimento nas demais regiões. O Centro-Oeste e o Sul lideram os aumentos previstos no valor este ano. No Sul, a alta prevista é de 37,4 % e no Centro Oeste de 13,4 %. Vários produtos são responsáveis pelo bom desempenho dessas regiões, como soja, milho, tomate, feijão e frutas.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *