Vaivém – Celular é o preferido por produtor rural para acessar internet

SOROCABA, SP, BRASIL. 01.04.2014. A produtora de laranjas Alessandra Sodre, 32, em meio ao pomar, na fazenda da familia, na regiao de Sorocaba; a jovem decidiu vendera a fruta pela internet e fugir do modo tradicional de mercado. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, MERCADO). ***EXCLUSIVO***

A produtora rural fala ao celular em fazenda na região de Sorocaba (SP)

O produtor brasileiro se engaja cada vez mais na era digital. A Spark Inteligência Estratégica pesquisou, durante 2016, a relação de 5.000 produtores de soja, de cana-de-açúcar e de café com a mídia digital.

O levantamento investigou a relação desses agricultores com as redes sociais e as mídias digitais, bem como a utilização de aplicativos, computadores, tablets e smartphones nas propriedades.

A pesquisa, realizada em parceria com a agência Make Inteligência Estratégica, cobriu as principais regiões produtoras das três culturas.

Tomando especificamente os produtores de soja, o usuário que mais acessa a internet planta mais de mil hectares, está na faixa etária de 20 anos e acessa a internet todos os dias.

O dispositivo mais utilizado é o celular, e a busca por conteúdos relacionados à sua atividade profissional vem em quarto lugar entre as dez principais.

As prioridades dos produtores rurais na utilização da mídia social é para acesso a e-mail e troca de mensagens.

A busca por previsão de tempo vem em 10º lugar.

A pesquisa da Spark mostrou que pelo menos 48% dos 2.964 produtores de soja entrevistados acessam a internet.

Os produtores do cerrado são mais fiéis à internet do que os do Sul. O percentual dos do cerrado que utilizam a internet chega a 54% do total, enquanto os do Sul se limitam a 41%.

Na média, 69% dos produtores que plantam pelo menos mil hectares utilizam a internet.

A pesquisa por faixa etária apontou que 76% dos produtores com até 20 anos utilizam a internet.

Já o percentual dos que têm acima de 70 é de 9%.

Os dispositivos mais utilizados pelos produtores, na ordem de importância, são celular, notebook, computador de mesa e tablet.

Moacyr Lopes Junior  /Folhapress

Por Mauro Zafalon

Vaivém das Commodities

Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma 40 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária. Escreve de terça a sábado.

Fonte : Folha