Unidos por mil máquinas para o RS

Dirigentes da Farsul, da Fetag e da Ocergs trataram ontem, com o deputado Luis Carlos Heinze, da elaboração de uma proposta para que o Ministério da Integração repasse ao Estado recursos para compra de máquinas agrícolas que ajudem na escavação e na elaboração de reservatórios de água. O deputado estima que são necessários, pelo menos, 1 mil tratores considerando municípios com decreto de emergência.
O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que a solicitação deve ser para máquinas em geral, tratores e retroescavadeiras. "O Estado tem o programa para compra de equipamentos, mas para irrigar precisamos ter água." Segundo Weber, também deve ser estabelecido plano sobre destino e áreas de atuação das máquinas. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, disse que a proposta tem o aval da federação, já que se apresenta como mais uma ferramenta para viabilizar a armazenagem de água, sem comprometer outras iniciativas já encaminhadas sobre irrigação.
Segundo Heinze, o pedido deve sair do Executivo e, por isso, apresentou ao secretário Luiz Fernando Mainardi. O secretário disse que aprovou a iniciativa e trabalha para definir um projeto. "Vamos avaliar se repassaremos as máquinas aos municípios ou a consórcios municipais." Heinze lembra que, no governo Yeda, estratégia semelhante garantiu 210 retroescavadeiras a prefeituras.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *