UE fará consulta pública sobre PAC

A Política Agrícola Comum (PAC) europeia, turbinada por € 56 bilhões em subsídios por ano, precisa ser "simplificada e modernizada", e para isso a Comissão Europeia abrirá consulta pública para ouvir o setor, no começo do ano que vem.

Conforme o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a ideia é atenuar a carga administrativa que pesa sobre os 22 milhões de agricultores europeus e dar condições para o setor responder aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Neste ano, a União Europeia concedeu € 1 bilhão adicionais de ajuda para segmentos em crise, principalmente a pecuária. "Não consigo me acostumar com a ideia de que o preço do leite possa ser inferior ao da água", afirmou Jean-Claude Juncker.

O apoio ao setor agrícola europeu ocorre sob forma de pagamentos diretos e de pagamentos em favor do desenvolvimento rural. Bruxelas conseguiu reduzir os subsídios que mais distorcem o comércio internacional.

No fim de 2017, a Comissão Europeia pretende colocar em marcha uma "comunicação estratégica" sobre a reforma pela qual a PAC deverá passar.

Fonte : Valor

Compartilhe!