Tudo pronto para 1º Fórum Soja Brasil 2015/2016

Evento é nesta terça, dia 28, em Toledo (PR) e terá transmissão ao vivo do Canal Rural, a partir das 15h

Está tudo pronto para o primeiro Fórum do Projeto Soja Brasil 2015/2016, evento que marca o início da quarta edição do projeto. Para levar serviço e informação ao produtor,  mais de 50 profissionais estão envolvidos na transmissão, instalando equipamentos, ajustando as câmeras e ensaiando para o evento sair redondo feito um grão de soja!

Serão duas horas de evento ao vivo na tela do Canal Rural. Esta é a segunda vez que o Fórum Soja Brasil é realizado em Toledo. A cidade tem o maior PIB Agropecuário do Paraná e deve alcançar neste ano mais de R$ 1,7 bilhão.

• Acesse o site do Projeto Soja Brasil

Quase mil pessoas  já garantiram presença no evento. Eles estão em busca de informações sobre clima, economia e custos de produção. Um deles é Celso Miguel Porsh, que, de olho na economia brasileira e mundial, já vendeu 25% da soja que vai plantar no próximo verão.

– Vivemos num país com uma instabilidade muito séria, e o agricultor brasileiro, ele sabe produzir. Porém, com essa instabilidade, a comercialização do nosso produto, muitas vezes, fica difícil. Então, a gente vem em busca de informações através do Fórum Soja Brasil, pra ter uma orientação a respeito de clima e também de mercado. O produtor precisa estar antenado, não só no cenário brasileiro, mas também no cenário mundial – defende Porsh.

João Kliemann também vai participar. O produtor quer informações sobre seguro agrícola e clima. Em 2012, a seca destruiu 60% da soja que ele planta em 500 hectares. A família só não passou necessidade, porque o seguro contratado junto à Coamo garantiu a renda prevista para aquele ano.

– Geralmente, quando vem o seguro rural fixado em sacas de soja, ele te garante as despesas, o investimento, mais alguma coisa pra frente que paga as contas, fora os compromissos que tem hoje. Eu acho importante o agricultor que tem acesso a esse seguro, eu acho que tem que fazer. Tinha que ser pra todo produtor, porque o produtor planta, faz tudo… Por isso eu acho é importante ter esse seguro agrícola – diz Kliemann.

O Fórum Soja Brasil vai ter três principais painéis:

– Crédito e Seguro Rural, com o economista e consultor de mercado do sistema Faeg, Pedro Arantes;

– Expectativas Econômicas, com o analista da consultoria Safras e Mercado Paulo Molinari;

– e Perspectivas do Clima para o inicio da safra, com a meteorologista da Somar Desirée Brandt.

– Vai aumentar o interesse pela tecnologia e informações. Isso é fundamental pra que a gente possa aprimorar a nossa produção. Então, o primeiro Fórum acontece com esse intuito, e certamente esses produtores poderão ter ainda mais informações pra melhorar o desempenho nas suas propriedades e colaborar com economia local – reforça e convida o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *