TRIGO – Colheita do trigo gaúcho chega ao final e confirma quebra de safra

Segundo levantamento da Emater/RS, a qualidade do grão também está abaixo dos níveis aceitáveis para valorização do produto

Comp. (1) Pinar (0) Comp. (0) Comp. Tuítar Assine já!
A colheita do trigo no Rio Grande do Sul atingiu 867,35 mil hectares, que correspondem a 95% dos 913 mil hectares previsto para esta safra pelo serviço de extensão rural do governo gaúcho (Emater/RS). Segundo levantamento da organização, nas áreas restante, localizadas em zonas mais frias a colheita deverá ser finalizada nos próximos dias, uma vez que as lavouras já se encontram maduras e aptas para tanto.

Os técnicos da Emater/RS comentam no informe semanal que as produtividades obtidas recentemente não modificaram o quadro de quebra em relação ao que era esperado inicialmente como razoável, “mesmo com as boas produtividades registradas nas regiões da Serra e nos Campos de Cima da Serra, onde foram retiradas cargas médias ao redor dos três mil quilos”.

Eles lembram que a exemplo do ano passado, a qualidade das lavouras nesta safra foi prejudica pelas geadas e excesso de chuvas, ficando bem aquém do aceitável para a valorização do produto. A Emater/RS espera finalizar os números da safra gaúcha de trigo 2015 na próxima semana. As estimativas indicam quebra de safra de 50% em relação às 2,2 milhões de toneladas previstas iniciamente.

POR VENILSON FERREIRA

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *