TRF4 dá posse a 23 juízes federais

O Tribunal Regional Federal da 4 Região (TRF4) empossou 23 juízes federais substitutos da região Sul, em solenidade realizada no seu plenário, sexta-feira, dia 11. Eles atuarão no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, suprindo o aumento da demanda. Antes disso, porém, ficarão quatro meses em Porto Alegre cumprindo um curso de formação inicial, onde terão contato com as diversas áreas de atuação do TRF4 e também com as normas e procedimentos.

Os juízes foram aprovados no processo de seleção iniciado no ano passado. Ao longo de quase 13 meses eles passaram por provas escritas e orais, exames psicotécnico, de sanidade física e mental e análise de títulos. Ao dar as boas-vindas aos novos magistrados, o presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, destacou a importância do papel do juiz na sociedade, além de recomendar que exerçam a função com excelência.

Em sua manifestação, a primeira colocada no concurso, Dienyffer Brum de Moraes, ressaltou que os profissionais assumem em um momento ímpar, em que as manifestações tomam conta das ruas e do protagonismo do Judiciário. Associado a isso, está em andamento uma série de mudanças e de procedimentos na estrutura jurídica.

Neste sentido, a desembargadora federal responsável pela banca do concurso, Salise Monteiro Sanchotene, reconheceu que o Judiciário vive uma nova realidade, influenciado por pressão pela produtividade. Ela citou ainda que o trabalho passou a ter maior visibilidade, com as transmissões em tempo real das sessões do Supremo Tribunal Federal. ‘A magistratura, bem exercida, é um bem social’, disse.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *