TRE gaúcho elege a primeira mulher da história para o comando da Corte

Desembargadora Elaine Macedo exercia a vice-presidência do Tribunal

TRE gaúcho elege a primeira mulher da história para o comando da Corte  Crédito: ASCOM / TRE-RS / CP

TRE gaúcho elege a primeira mulher da história para o comando da Corte
Crédito: ASCOM / TRE-RS / CP

A atual vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Elaine Harzheim Macedo, foi eleita, no fim da tarde desta segunda-feira, a primeira mulher a presidir a Corte. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, Elaine concorreu com o desembargador Marco Aurélio Heinze, indicado pelo Tribunal de Justiça.
Eram considerados aptos a votar os sete representantes do Pleno, inclusive a própria candidata. Elaine toma posse no dia 29 e fica à frente do Tribunal por um ano.
Natural de Porto Alegre, ela se formou em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1972. Ingressou na magistratura em 1982, tendo atuado nas comarcas de Sapiranga, Guaíba, Viamão e Porto Alegre, onde foi também juíza-corregedora. Foi promovida ao Tribunal de Alçada em dezembro de 1997, e ao Tribunal de Justiça em maio de 1998, onde se tornou desembargadora.
Com o resultado do pleito, o desembargador Marco Aurélio Heinze passa a ser o vice-presidente e corregedor eleitoral até maio de 2014. Ele nasceu em Porto Alegre e se graduou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972. É desembargador desde maio de 1998.
Seguindo o exemplo de Carmen Lúcia

Em 18 de abril, a ministra Cármen Lúcia também entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a ser eleita para comandar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 80 anos de instituição.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe!