Transferência de Tecnologia – Sistema São Mateus em destaque na Expoagro

Silvia Z. Borges -

Foto: Silvia Z. Borges

Na terça-feira, 17 de maio, das 7h30 às 11h30, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza na 52ª Expoagro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, o painel intitulado "Intensificação sustentável da produção em solos arenosos: Sistema São Mateus – um caso de sucesso". Durante esse evento, que tem entrada gratuita, produtores, estudantes, técnicos da extensão rural e profissionais conhecerão detalhes do Sistema São Mateus, que é um sistema integrado de produção, que alia lavouras de soja com produção de pastagens para a pecuária, em que pastagem fornece a palhada necessária para o plantio direto da soja. A soja, por sua vez, viabiliza economicamente a reforma e manutenção das pastagens.

O Sistema São Mateus foi desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Gado de Corte, em parceria com a fazenda São Matheus. Trata-se de um sistema integrado de produção, que alia lavoura com pecuária, por meio de rotação de culturas, entre soja e pastagens, desenvolvido para solos arenosos.

O pesquisador da Embrapa Agropecuaria Oeste, Júlio Cesar Salton, explica que uma vez implantado o sistema, o produtor passa a fazer a rotação de pastagem com soja. "O ciclo pode ser de dois anos de pastagem intercalado com um ano de soja. A correção de solos, associada a boas práticas, resultam no aumento da produtividade de pastagens e lavouras, tornando eficiente o sistema de produção. Além disso, o solo bem manejado apresenta maior equilíbrio biológico, com menor ocorrência de pragas, doenças e plantas daninhas. Isto tudo resulta em maiores chances de sucesso, mesmo nestes ambientes não tão adequados ao cultivo de soja", disse Salton.

Participam do evento, os pesquisadores Julio Cesar Salton e Ademir Hugo Zimmer (Embrapa Gado de Corte), o produtor rural e proprietário da fazenda São Matheus (Selvíria), Mateus Arantes e o secretário Estadual de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), Fernando Mendes Lamas.

Seminário Cana-de-açúcar -  Na terça-feira, 17 de maio, a partir das 14h, acontece também na Expoagro, o Seminário Cana-de-açúcar, realizado pela Biosul e Sindicato Rural de Dourados. A pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Michelly Tomazi, vai participar do Seminário e às 16h falará sobre "As contribuições da cultura da cana-de-açúcar na redução dos gases de efeito estufa".

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Fonte : Embrapa