Trabalho e previdência – Legislação previdenciária e CNIS Rural é tema de treinamento da FAESC

Florianópolis / Santa Catarina (18/05/2016) – Para capacitar os assistentes administrativos do Sindicatos Rurais sobre a legislação previdenciária e o Cadastro Nacional de Informações Sociais para inclusão dos seguros especiais (CNIS Rural), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promove nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), das 8 horas às 17 horas, treinamento com 50 participantes, no auditório do Golden Hotel & Eventos, em São José.

Os participantes aprenderão sobre enquadramento do segurado especial, benefícios previdenciários a exemplo do auxílio doença, aposentadoria, auxílio maternidade e ainda apresentação do CNIS Rural. “Essa iniciativa contempla uma nova etapa do programa Sindicato Forte no Estado, que visa a excelência dos trabalhos dos Sindicatos Rurais”, ressalta o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

A temática será abordada por Vania Gomes Ataídes da Silva e Rafael Vilela de Avelar Resende (CNA) e o representante da Gerência Executiva do INSS de Florianópolis Arnaldo Pescador. Participarão os Sindicatos de Agrolândia, Alfredo Wagner, Araranguá, Armazén, Bela Vista do Toldo, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Braço do Norte, Blumenau, Campo Alegre, Canoinhas, Florianópolis, Ilhota, Imaruí, Irineópolis, Itaiópolis, Ituporanga, Jaguaruna, Major Vieira, Massaranduba, Nova Veneza, Ponte Alta, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Fortuna, Santa Cecília, São Bonifácio, São José, São José do Cerrito, Timbé do Sul, Tubarão e Turvo.

PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia da capacitação será feita apresentação sobre o CNIS Rural – Seguro Especial, representatividade da CNA, acordo de cooperação técnica e seus anexos, legislação aplicada ao segurado especial e suas novidades: Lei 11.718/08 – conceitos e enquadramento como segurado especial, IN 77 e IN 61 – INSS sobre comprovação da atividade, Lei 8212/91 e 8213/91 – organização e custeio da seguridade social, constituição Federal 1988 – reconhecimento do segurado especial, Lei 12.873/2013 e suas alterações. Também será abordado sobre operacionalização do sistema CNIS Rural junto ao portal da Previdência Social e impacto da aprendizagem e avaliação do treinamento.

No segundo dia será feita apresentação por um representante do INSS sobre segurado especial, simulação de uso do sistema e espaço para perguntas.

Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina – FAESC

Fonte : Canal do Produtor