Tomate lábios de mel é a nova cultivar da Embrapa

BRS Iracema é variedade tipo cereja e possui sabor adocicado

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

Produtores de tomate contam agora com mais um material desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), em parceria com a empresa de sementes Agrocinco. Trata-se de uma nova variedade de tomate do tipo cereja, que recebeu o nome de BRS Iracemalábios de mel, em tupi-guarani -, em referência ao sabor adocicado de seus frutos.
Segundo a Empraba Hortaliças, a cultivar é híbrida, desenvolvida a partir de sementes produzidas por meio da polinização cruzada de plantas, e, além da doçura, resultante de seu alto teor de sólidos solúveis (brix), detém outras qualidades: frutos firmes, boa durabilidade pós-colheita, excelente sequência de pencas e tolerância a nematoides-das-galhas do gênero Meloidogyne, grupo de patógenos responsáveis por provocar grandes danos à tomaticultura.
Recomendada para consumo in natura, a nova cultivar tem frutos arredondados, coloração vermelha intensa e brilhante, o que indica a forte presença de licopeno – substância que dá a cor avermelhada ao tomate e é antioxidante – quando absorvida pelo organismo ajuda a reparar danos causados pelos radicais livres, dizem os pesquisadores do órgão.
Em condições protegidas em áreas produtoras de Tupã e Adamantina (SP), a cultivar apresentou potencial produtivo de oito a dez quilos de frutos por planta, de acordo com o coordenador do programa de melhoramento genético do tomateiro na Unidade, pesquisador Leonardo Boiteux. Segundo ele, a variedade também se destaca por sua versatilidade. “O híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto, como em cultivo protegido”, salientou.
Boiteux acrescenta que as sementes da cultivar podem ser adquiridas pelos produtores diretamente com a empresa parceira.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *