Temperatura despenca no Sul e meteorologia alerta para geadas

De acordo com a previsão do tempo, a terça-feira pode ser a mais fria do ano nos três estados da região, mas sem condições para chuva

Previsão do tempo para segunda-feira, 24

Sul

De acordo com a previsão do tempo, a semana começa com frio no Sul. As temperaturas despencam sobre a região devido a presença de uma massa de ar frio e seco. O dia começa gelado, mas não há condição para geada forte devido ao excesso de nebulosidade no início do dia. Apenas alguns pontos mais isolados é que podem registrar geadas fracas, como é o caso do sul do Paraná e a Campanha Gaúcha. Durante a tarde as temperaturas continuam amenas. Não há previsão de chuva.

  • Sudeste

    A chuva acontece somente sobre áreas da região central, triângulo e Zona da Mata mineira e Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas de forma isolada e pontual, ainda por conta da passagem de uma frente fria. A sensação de frio aumenta.

    Centro-Oeste

    A chuva volta sobre praticamente todo o estado de Goiás e Distrito Federal, e o tempo instável segue marcando presença sobre o Mato Grosso, devido à diversas áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera. No Mato Grosso do Sul o tempo firme volta a predominar, mas as temperaturas despencam por todo o estado.

    Nordeste

    A semana deve começar com chuva rápida e isolada em todo o litoral nordestino, devido a áreas de instabilidade combinadas à circulação marítima. Enquanto isso, o interior do Nordeste segue com tempo seco e quente.

    Norte

    A previsão é de chuva sobre praticamente toda a região Norte do Brasil, devido às instabilidades tropicais que favorecem a formação de nuvens carregadas. As únicas capitais com predomínio de tempo firme serão Rio Branco (AC) e Palmas (TO).

    Previsão do tempo para terça-feira, 25

    Sul

    A massa de ar frio ganha força e a terça-feira tende a ser uma das mais geladas do ano na região Sul do Brasil, onde as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C em diversos municípios e há condição para geada ampla no centro-sul do Paraná, centro-oeste e serra de Santa Catarina, e norte e serra do Rio Grande do Sul. Não há previsão de chuva sobre a maior parte da região, somente em áreas do noroeste paranaense, devido às instabilidades que atuam no alto da atmosfera.

    Sudeste

    O tempo aponta para previsão de chuva sobre a região oeste de São Paulo, leste e norte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido à influência da frente fria e instabilidades no alto da atmosfera. O frio ganha cada vez mais força, e poderemos ter recordes de menor temperatura mínima do ano em diversos municípios de São Paulo e Minas Gerais.

    Centro-Oeste

    O tempo firme passa a predominar sobre grande parte da região Centro-Oeste, devido à chegada de uma nova massa de ar seco sobre a região. Pancadas isoladas de chuva são esperadas para o noroeste de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul, devido às áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera. Temperaturas seguem amenas.

    Nordeste

    A aproximação de uma frente fria afastada da costa mantém a condição para chuva sobre todo o litoral da Bahia, mas que acontece de forma rápida e pontual. Também chove sobre a costa de Sergipe, Alagoas, Recife, Ceará, Piauí e Maranhão, mas com fraca intensidade. Demais áreas permanecem com tempo firme.

    Norte

    O tempo segue instável em grande parte da região Norte do Brasil, com exceção do Tocantins. A maior quantidade de chuva se concentra no norte do Amazonas, de Roraima e do Pará.

    As outras áreas da região têm pancadas mais discretas e com menores acumulados. As temperaturas seguem elevadas, mesmo com chuva.

    Por Canal Rural com informações da Somar

    Fonte : Canal Rural

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *