Tecnologia de maquinários agrícolas surpreende produtores na Expodireto Cotrijal

Veículos reúnem cada vez mais funcionalidades

Daniela Azeredo | Não-Me-Toque (RS)

Diogo Zanatta , especial

Foto: Diogo Zanatta , especial

Tecnologia dos maquinários surpreende produtores em Não-Me-Toque

A Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque (RS), é considerada uma das mais importantes feiras de tecnologia agrícola do país. A tecnologia surpreende produtores na feira, já que os maquinários reúnem cada vez mais funcionalidades.
Em 2013 já são projetadas máquinas que facilitam o trabalho diário nas lavouras. Um exemplo exibido na feira mostra a integração da tecnologia coreana, já consolidada no desenvolvimento de automóveis, nos maquinários de campo.
— Nós temos uma cabine com um grande diferencial que é o câmbio. É um câmbio Power-shuttle com reversão frente e ré sem utilização da embreagem. Com 40 marchas à frente e 40 marchas à ré com utilização de um super redutor. Isso possibilita escalonamento de marchas das várias atividades de trabalho nas gamas de operações 6 km/h a 8 km/h — explica o gerente de vendas Ronaldo Pereira.
Na área de irrigação, que ganha a cada ano mais atenção do produtor, também tem inovação tecnológica vinda de Israel: o sistema de irrigação por gotejo localizada. por ser subterrâneo, o dispositivo umedece de forma contínua e controlada a lavoura e ele é inserido no solo através de uma máquina distribuidora.
— A grande vantagem que você tem é a economia de energia, que fica em torno de 40% e a economia de água, em torno de 30% a 40%. O grande benefício que nós temos no sistema é a fertirrigação. Com o sistema você consegue colocar toda a adubação direto na raiz — afirma o gerente de vendas Anoar Hardt.
As novidades expostas na Expodireto deixam os produtores encantados com o avanço da modernidade no campo.
— É bastante tecnologia. O problema, como diz um amigo nosso, é dinheiro para tudo isso, absorver a tecnologia — diz o produtor rural Darciano Wollmeister.
É a tecnologia, que vira o principal combustível das empresas para impulsionar as vendas no agronegócio.
— A Expodireto de Não-Me-Toque é o berço da tecnologia da agricultura de precisão no Brasil, e no momento de que não existe mais área para crescer e a atividade agrícola é uma atividade altamente rentável, o produtor precisa cada vez produzir mais na sua área. Então os fabricantes trabalham cada vez mais com foco de disponibilizar essa tecnologia para o agricultor — afirma o gerente regional de vendas, Leonel Oliveira.
>> Confira mais informações sobre a Expodireto Cotrijal no site especial

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *