Tecnologia brasileira auxilia na prevenção da ferrugem do eucalipto

Plataforma integra sistema inteligente a estações meteorológicas que registram automaticamente dados ambientais coletados no micro clima das lavouras

Olearys

Foto: Olearys / Divulgação

Tecnologia vai evitar a doença em eucaliptos

As condições climáticas nesse período do ano são favoráveis à infecção da ferrugem do eucalipto. A doença infecta, principalmente as plantas jovens, reduzindo a fotossíntese e o seu crescimento. Segundo o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Félix, dependendo da severidade da infecção causada pelo fungo, é necessário replantar toda a área. Para evita o problema, a Olearys desenvolveu a plataforma tecnológica Hemisphere, que é capaz de processar um vasto banco de dados ambientais e gerar conteúdos personalizados para os agricultores, possibilitando prever a infecção de diversas moléstias, como a ferrugem do eucalipto.
• Leia mais sobre o setor

– Diante dos muitos cenários incertos projetados pelas mudanças climáticas, podemos pressupor que os cultivos que irão sofrer menos com as alterações no planeta serão aqueles que utilizarem tecnologias avançadas – afirma Félix.

O agrônomo explica que a plataforma tecnológica integra sistema inteligente a estações meteorológicas que registram automaticamente dados ambientais coletados no micro clima das lavouras, processando-os e transformando-os em coeficientes de risco que indicam se o clima está ou não favorável para a ocorrência da doença. O acesso ao conhecimento científico se dá pela internet em tempo real, através de uma senha que é transferida para o usuário.

– Nossa plataforma transforma os dados coletados em conhecimento científico, ou seja, através dela é possível tomar decisão de forma mais segura e com assertividade – explica.

De forma simples e prática o agricultor pode antever os prováveis ataques da doença, racionalizando o uso de agrotóxicos nas lavouras, pois os produtos químicos somente são usados se houver necessidade.

Segundo o agrônomo, as técnicas científicas adotadas contribuem diretamente para o maior desenvolvimento sustentável da propriedade agrícola. A plataforma Hemisphere está composta por diversos aplicativos e funcionalidades que proporcionam vários benefícios aos agricultores, dentre eles, a redução de até 60 % no uso de agrotóxicos, melhorando assim a rentabilidade das lavouras. Além do eucalipto, a plataforma pode ser adotada para culturas como soja, tomate, batata, uva, cenoura, trigo, maçã, folhosas, feijão, entre outras.
Doença

A doença causada pelo fungo Puccinia psidii requer temperaturas amenas (18 a 21 graus centígrados) e um período de molhamento foliar acima de 12 horas para infectar as plantas. A doença provoca desfolha precoce das plantas em até 40%, se constituindo num dos principais responsáveis por perdas econômicas no cultivo do eucalipto. A plantação de eucalipto representa 74,8% dos 6.515.844 hectares de florestas plantadas no Brasil.

OLEARYS

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *