Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão chuva isoladas

Em algumas cidades do Tocantins, choveu cerca de 70 milímetros acumulados nesta terça, dia 6
Fernanda Farias/Canal Rural

A frente fria que está na costa da Bahia, aliada ao contraste térmico do interior do Nordeste provocou chuva forte nesta terça, dia 6, em várias regiões do Matopiba. Em Porto Nacional, no Tocantins, onde foi dada a largada oficial do plantio da safra de soja 2015/2016, a chuva foi forte no início do dia.

– Em algumas regiões do Nordeste e Norte não chovia há cinco meses e os produtores enxergam estas pancadas como algo positivo, mesmo que tenha atrapalhado um pouco o evento – explica a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.

Segundo ela, ainda há previsão de pancadas nesta quarta, dia 7, que podem ter forte intensidade.

– O grande problema é que até o fim da semana a chuva diminui bastante, e aí só volta a chover no início de novembro – alerta a meteorologista.
Enquanto isso, mais uma vez a região Sul é que vai registrar os maiores volumes acumulados. Uma nova frente fria avança pelo sul do continente e chega ao Rio Grande do Sul no período da tarde desta quarta, provocando chuvas principalmente na metade sul do estado. Há previsão, inclusive, para queda de granizo. Todos os trabalhos de campo serão afetados, em especial a colheita do trigo e o plantio do milho, soja e arroz.
Com o avanço da frente fria pelo Sul, e na sequência pelo Sudeste, áreas de instabilidade vão se formar também sobre o Centro-Oeste. Com isso, a semana será marcada novamente pela ocorrência de pancadas de chuvas isoladas. As condições ao plantio da soja continuarão complicadas, uma vez que essas pancadas não atingirão todas as localidades. Várias propriedades ainda apresentam níveis muito baixos de umidade, impossibilitando o plantio da soja, que segue atrasado.

Redação – Canal Rural

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *