Soja: semana começa com chuvas em alguns estados, mas tempo seco se espalha

Enquanto o Sul e parte do Centro-Oeste e Sudeste registram tempo firme e seco, o Nordeste e o Norte seguem com boas chuvas

A semana começou com algumas chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país. Entretanto o tempo seco que já afeta o Sul nestes dois primeiros dias, começa a trazer impactos para o Centro-Oeste, parte do Sudeste e Nordeste na terça.

SUL

A semana começa com previsão de tempo seco nos três estados do Sul do país. Não deve chover nem nesta segunda, nem na terça.

SUDESTE

No Sudeste, as instabilidades devem ficar restritas a Minas Gerais e norte de São Paulo nesta segunda. Os maiores acumulados ocorrem no noroeste mineiro.

Na terça as instabilidades se espalham por toda a região. Em São Paulo pode chover de maneira manchada em todo o estado, mas sem grandes acumulados. Em Minas Gerais deve chover com mais intensidade no noroeste do estado.

CENTRO-OESTE

Nesta segunda-feira a chuva persiste na metade norte de Mato Grosso e de Goiás e no Distrito Federal. Há riscos de temporais em todas essas áreas em que chove, mas os volumes mais elevados, com riscos de maiores danos acontecem no extremo nordeste de Mato Grosso e no norte de Goiás. Além de potencial para raios e rajadas de vento em todas as áreas que há previsão de chuva, pode ter eventuais quedas de granizo em pontos isolados. Nas demais áreas do Centro-Oeste não chove, como na região do Pantanal, com destaque para o calorão e a baixa umidade do ar, no meio da tarde.

Terça-feira com chuva ainda na metade norte de Mato Grosso e de Goiás e no Distrito Federal. Essas instabilidades acontecem mais no período da tarde, na forma de temporais, com raios e rajadas de vento, além de eventuais quedas de granizo. Do sul de Mato Grosso e de Goiás à todo Mato Grosso do Sul, o tempo permanece firme, com calorão e baixa umidade do ar no meio da tarde nessas localidades.

NORDESTE

A segunda-feira tem previsão de chuvas em todo o oeste da Bahia, norte do Piauí e centro-norte do Maranhão.

Na terça-feira o tempo dá uma boa secada na Bahia e Piauí, mas ainda chove no oeste do Maranhão, sem grandes acumulados.

NORTE

Na segunda-feira a chuva segue ocorrendo na maior parte da região. A intensidade mais forte e com volumes elevados ocorrem no Pará e no sul e oeste de Tocantins, com riscos para danos, como alagamentos e deslizamentos de terra. No norte do Pará e no Amapá os temporais são causados pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No Acre e no norte de Rondônia também, por conta da umidade alta, o calor e mais a circulação dos ventos em altitude. Por fim, apenas no sul de Rondônia é que o tempo firme segue predominando.