Soja: Rio Grande do Sul terá temporais e a Bahia segue sem chuvas

Segundo a meteorologia, parte do Sul do país segue com previsão de chuvas, mas parte de Minas Gerais e do Nordeste não devem receber nenhuma gota de água

A semana começou com muitas chuvas para a parte Sul do país. No Rio Grande do Sul algumas cidades podem registrar acumulados de até 200 mm em dois dias. Já na Bahia, onde as lavouras de soja sofrem sem água, a previsão segue de tempo firme e seco.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A terça-feira promete ser bastante chuvosa para boa parte da região Sul. Os maiores acumulados ocorrem no Rio Grande do Sul, sendo que na parte sudoeste do estado, são esperados temporais, com mais de 125 mm acumulados ali próximo a Alegrete. No nordeste gaúcho, boa parte de Santa Catarina e sudoeste paranaense o tempo seco predomina.

Na quarta-feira o Rio Grande do Sul segue com previsão de temporais e altos acumulados de chuvas. Na parte sudoeste são esperados os maiores acumulados. Desta vez chove também em toda Santa Catarina e boa parte do Paraná. Somente no noroeste paranaense o tempo deve ficar seco.

SUDESTE

Nesta terça-feira deve chover em quase todo o estado de São Paulo, mas as chuvas serão manchadas e os acumulados não devem ser grandes. Em Minas Gerais as instabilidades afetam apenas o triângulo mineiro e parte do sul, também manchadas e com baixos acumulados.

Na quarta-feira, as chuvas seguem afetando boa parte de São Paulo e o triângulo mineiro, com baixos acumulados. No noroeste paulista e em toda parte central e norte de Minas o tempo seco prevalece.

CENTRO-OESTE

Nesta terça-feira, mais um dia de chuvas isoladas e com baixos acumulados em forma de pancadas, com trovoadas espalhadas pelo Centro-Oeste, após uma tarde quente. Os três estados podem ter chuvas, mas passageiras.

Na quarta-feira, temporais ganham força no sul de Mato Grosso do Sul, especialmente na fronteira com o Paraguai, inclusive com potencial para queda de granizo pontual. Em outras áreas do Centro-Oeste segue a condição para calor e chuva em forma de pancadas isoladas, com trovoadas, mas grandes acumulados.

NORDESTE

Nesta terça não há previsão de chuvas para as áreas de soja da Bahia. No Piauí as instabilidades serão pontuais afetando o centro-oeste do estado. No Maranhão as chuvas se espalham por todo o sul, centro e parte do nordeste do estado.

Na quarta-feira, a parte de cima da região oeste, na divisa com o Piauí, pode chover, mas só ali. Barreiras e os outros grandes municípios produtores de soja seguem secos. No Piauí as chuvas serão um pouco mais volumosas no centro-oeste do estado e no sul do estado. NO Maranhão as chuvas seguem espalhadas desde a parte central até o sul do estado.