Soja: áreas de soja do Sul do país enfrentarão temporais e ventanias

Chuvas também retornam para a região Sudeste e parte do Centro-Oeste. Enquanto isso tempo firme no Nordeste e parte do Norte do país

Segundo a meteorologia, os estados no Sul do país enfrentarão temporais e ventania nestes próximos dias devido influência de um ciclone extratropical. Essas chuvas acabarão chegando também a parte do Sudeste e Mato Grosso do Sul.

SUL

A quarta-feira será marcada por chuvas volumosas em toda a região. No Rio Grande do Sul as instabilidades devem afetar todo o centro-oeste do estado, deixando só o extremo leste mais seco. Em Santa Catarina as instabilidades se concentram desde a parte central do estado até o oeste. Já no Paraná a previsão é de chuvas generalizadas, com temporais em toda parte central e norte do estado.

Na quinta-feira, o ciclone extratropical atinge a região em cheio e com força e os três estados serão afetados por temporais e ventanias.

SUDESTE

Nesta quarta-feira, as chuvas seguem afetando todas as áreas de soja de São Paulo, sul e centro de Minas Gerais, incluindo o triângulo mineiro.

Na quinta-feira as chuvas se espalham ainda mais e além de afetar São Paulo de maneira geral, agora atinge todo o Sul, centro e norte de Minas Gerais. Somente o nordeste mineiro ficará mais seco.

CENTRO-OESTE

Na quarta as chuvas devem afetar o leste e norte de Mato Grosso e todo Mato Grosso do Sul, mas sem grandes acumulados.

Na quinta-feira as chuvas se intensificam no sul de Mato Grosso do Sul, tendo mais acumulado. Já nas demais áreas de Mato Grosso há previsão de garoas leves. Em Goiás, boa parte do estado seguirá com tempo firme.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas de soja da Bahia, Maranhão e Piauí nesta quarta e na próxima quinta-feira.

NORTE

Quarta-feira ainda com chuva e temporais se espalhando pela região Norte por causa de instabilidades tropicais. Maiores acumulados são esperados para o estado do Amazonas e também no Acre, inclusive a capital Rio Branco. A Zona de Convergência Intertropical segue mantendo o tempo instável no Amapá e norte do Pará. Enquanto isso, sul do estado de Tocantins ainda tem tempo firme predominando por enquanto.

Quinta-feira tem condição de chuva se espalhando para todas as áreas da região Norte do país, ainda com chance de temporais, especialmente no período da tarde e sobre o estado de Rondônia. No Tocantins, aos poucos, a chuva volta a ocorrer por conta da atuação de um Vórtice ciclônico de Altos Níveis entre as Regiões Norte e Nordeste.

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *