SOJA – PREVISÃO – Soja: custos com insumos na safra 2016/2017 podem chegar a R$ 1.970 por hectare em MT, diz Imea

Entidade afirma que produtores devem fazer gestão de gastos e avaliar mercado para garantir a rentabilidade da cultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Colheita da safra de soja começa em ritmo lento
PR: altas nas cotações de soja perdem fôlego
Há um mês sem chuva, produtores de soja do RS acumulam prejuízos
O Instituto Mato-grossense se Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira, dia 25, em seu boletim semanal, a informação de que o custo com insumos no cultivo de soja em Mato Grosso deve atingir o maior patamar da história na safra 2016/2017. A entidade estima que os gastos na temporada serão de R$ 1.970 por hectare.

De acordo com o Imea, esse cálculo vai exigir que o produtor faça a gestão de custos e a leitura de mercado para garantir bons negócios, tanto na compra como na venda, assegurando a rentabilidade da cultura.

O boletim da entidade sustenta que o custo de produção da soja em Mato Grosso vem registrando escaladas consecutivas há algumas safras. Com o aumento dos gastos produtivos e com a restrição e encarecimento do crédito, no último ano novas fontes de financiamento ganharam participação no custeio da oleaginosa no estado.

As multinacionais, diz o Imea, teriam aumentado sua participação no financiamento da safra 2015/2016, entre outros fatores, por conseguirem adquirir créditos a juros menores no mercado externo. O instituto acredita que haverá maior participação dessas empresas também no custeio da safra 2016/2017.

Pixabay/Canal Rural

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *