Soja: previsão do tempo traz alerta para temporais no Paraná nesta terça-feira

Algumas cidades podem registrar acumulados de até 250 mm no dia. Santa Catarina também pode ter problemas. Confira a previsão para todas as regiões do país!

Por Daniel Popov, de São Paulo

A terça-feira chega com um alerta meteorológico para temporais na parte oeste do Paraná. Algumas importantes cidades, como Cascavel, podem registrar até 250 mm acumulados no dia e ter transtornos nas lavouras. No Sudeste as chuvas vão perdendo força aos poucos. Na Bahia o tempo seco segue predominando nos próximos dias.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A terça-feira promete trazer muitos problemas com o excesso de chuvas em algumas áreas de soja do Paraná. Segundo a meteorologia, áreas próximas a Cascavel e Cafelândia podem registrar temporais com até 250 mm acumulados, que ocorrem principalmente na parte da tarde.

O restante das áreas e, em Santa Catarina, também terão chuvas bem volumosas. Já o Rio Grande do Sul, pode ter chuvas na parte norte, o restante do estado segue com tempo firme.

Na quarta-feira, o Paraná segue sob alerta de temporais, que apesar de serem menos volumosos que no dia anterior, podem trazer problemas. Em Santa Catarina, as chuvas mais intensas se espalham e algumas áreas de soja, como as de Chapecó, tendem a acumular mais de 60 mm no dia. Estes temporais também atingem o norte do Rio Grande do Sul, mas o restante do estado segue seco.

SUDESTE

Nesta terça-feira boa parte de São Paulo ainda deve ter chuvas. Na parte nordeste elas serão manchadas e com baixos acumulados. Na parte sudeste tende a ser mais volumosa. Em Minas Gerais a tendência é de um dia mais seco em praticamente todo o estado.

Na quarta-feira as chuvas devem dar uma trégua a boa parte do estado de São Paulo. Algumas garoas pontuais podem ocorrer no sul e extremo oeste apenas. Em Minas Gerais o tempo também deve ficar mais seco.

CENTRO-OESTE

Nesta terça-feira, o tempo começa a abrir no leste de Goiás e no Distrito Federal, por causa da ação de uma massa de ar mais seco que atua no interior do Nordeste. Em outras áreas do Centro-Oeste, no entanto, há formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo do dia.

Na quarta-feira, tempo bastante instável entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás, incluindo as capitais. Tem previsão de acumulados mais altos no norte de Mato Grosso e no centro e sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, o ar mais seco deixa o tempo firme entre o leste de Goiás e o Distrito Federal.

NORDESTE

A terça-feira será marcada por tempo firme e seco na Bahia, estado que receberá dia 4 de fevereiro a Abertura Nacional da Colheita da Soja. No Piauí as chuvas se concentram na parte centro-norte do estado e no Maranhão afetam quase todo o estado, mas nas áreas mais próximas às divisas, a tendência é de chuvas manchadas e pouco volumosas.

Na quarta-feira há uma pequena chance de chuvas no extremo oeste da Bahia, nas áreas que ficam ao norte de Barreiras. No Piauí a tendência é de chuvas mais intensas na parte central do estado, mas também chove no norte e extremo sul. No Maranhão é esperado mais um dia bastante chuvoso em quase todo o estado. Só não deve chover muito no extremo sul e nordeste do estado.