Soja: clima seco atua sobre boa parte do país, mas Sul voltará a ter chuvas

Segundo a meteorologia, as áreas onde ainda há soja para colher, como Piauí e Maranhão, pode chover neste começo de semana

CHUVAS

A semana começa com previsão de tempo firme e seco para boa parte do país. Em áreas que ainda há soja para colher, como no Piauí e Maranhão, pode ter chuvas. Na terça-feira uma nova frente fria retorna pelo sul do Rio Grande do Sul trazendo chuvas.

CHUVAS

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A segunda-feira ainda será marcada por tempo firme e seco em toda a região Sul.

Já na terça-feira, a previsão mostra a chegada de chuvas fortes pelo sul do Rio Grande do Sul. Com isso somente o norte do estado, Santa Catarina e Paraná ficarão secos.

SUDESTE

A meteorologia mostra que nesta segunda-feira o tempo seco deve prevalecer em toda a região Sudeste.

Nada muda na terça-feira e o tempo firme segue dando o tom em toda a região.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, o tempo firme volta a predominar na região. Há chance de pancadas de chuva no oeste e norte de Mato Grosso. O calor aumenta nos 3 estados, com temperaturas mais agradáveis apenas no leste de Goiás. A umidade relativa do ar cai significativamente pela tarde no sul de Mato Grosso e Goiás.

Na terça-feira, as precipitações ficam concentradas apenas no norte de Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo seco continuará predominando. Também com frio predominante ao amanhecer e anoitecer e tardes quentes. A umidade relativa do ar diminui entre Goiás e Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

A previsão mostra que a região oeste da Bahia não deve ter chuvas nesta segunda-feira, favorecendo a colheita da soja. No Piauí as chuvas devem afetar apenas o norte do estado. No Maranhão as chuvas estão previstas para todo o centro norte do estado.

Na terça-feira nada muda para o oeste da Bahia e o tempo segue seco. Para o Piauí também nada diferente com as chuvas restritas a parte norte do estado. Já o Maranhão segue com chuvas manchadas na parte central e mais concentradas no norte.

NORTE

Na segunda-feira, chove forte e com volumes significativos entre o norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Nas outras áreas pancadas de chuva isoladas e sem grandes volumes. Na metade sul de Tocantins a massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas e garante mais um dia de predomínio de sol entre poucas nuvens.

Na terça-feira, a chuva segue volumosa entre o Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Nas demais áreas da região pode ocorrer pancadas de chuva, especialmente pela tarde. No centro e sul do Tocantins o tempo segue firme.

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *