Soja: Cesb cria Rede de Pesquisas para aumentar produtividade

Objetivo é estimular a criação, identificação e validação de tecnologias e práticas que possam contribuir para elevar a produção no país

por Globo Rural On-line

José Medeiros

Rede de pesquisas visa maximizar a produção de soja (Foto: José Medeiros)

O Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) criou a Rede de Pesquisas Cesb, uma iniciativa que tem como objetivo estimular nas entidades de pesquisa a criação de novas tecnologias, validação e refinamento de práticas utilizadas por produtores de soja, visando à maximização da produtividade da leguminosa, com economia e sustentabilidade. Para tanto, duas frentes foram criadas: a parceria com entidades de pesquisa e a elaboração de protocolos de pesquisa a serem aplicados pelas entidades.
Na primeira frente, na safra atual, a Embrapa Cerrados e aEmbrapa Soja farão o acompanhamento de tecnologias e práticas utilizadas por vários vencedores do Desafio Nacional da Máxima Produtividade, a fim de validar e recomendar os novos métodos que devem ser adotados nocultivo da soja, em variadas regiões do país.
Já a criação de protocolos de pesquisa focará o estudo da efetividade de práticas de lavoura observadas em áreas do Desafio, que ainda não foram aprovadas ou reconhecidas oficialmente, mas que demonstram prestar uma grande contribuição à produtividade.
O primeiro protocolo da Rede de pesquisas já foi criado e trata da Adubação Nitrogenada no Período de Enchimento de grãos da Soja. Ele está sendo aplicado por mais de 20 entidades de pesquisa e se encontra disponível a todas as instituições que tiverem interesse.
“A nossa ideia com a Rede de Produtividade é criar novas tecnologias e práticas para o cultivo da soja, além de identificar, validar e organizar as melhores práticas já existentes, para disseminá-las aos produtores e técnicos”, diz Orlando Martins, presidente do Comitê.
Para participar e receber as instruções é preciso enviar um e-mail para cesb@cesbrasil.org.br.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.