Soja brasileira vai registrar novo recorde de área plantada na safra 2011/2012

Fonte: BRASIL ECONÔMICO 

O plantio de soja do Brasil na safra 2011/12, que começa entre setembro e outubro, poderá sofrer algum efeito no caso de um aprofundamento da crise financeira global, mas isso não deve impedir o país de registrar um novo recorde de área plantada, dizem analistas independentes. O fato de os produtores terem aproveitado os bons preços e acelerado como nunca as vendas antecipadas, travando boa parte dos custos, e de acreditarem que as cotações continuarão em patamares lucrativos – mesmo se houver perdas maiores nos mercados financeiros – são alguns dos argumentos por trás das opiniões dos analistas. Os preços da soja na bolsa de Chicago caíram algo em torno de 2% nesta semana em que os investidores se livraram de ativos considerados de risco.

Para o analista Rodrigo Nunes, da Agência Rural, em Cuiabá (MT), mesmo se os preços da soja acabarem sendo contaminados e sofrerem mais até o início do plantio por conta do agravamento da crise, alguns produtores que deixaram para decidir na última hora sobre alguma área marginal podem mudar de ideia. "Mas o grosso da decisão já está tomada".

O analista do Cepea/Esalq, da Universidade de São Paulo, Lucílio Alves, afirmou que o produtor não deverá "deixar área parada" em 2011/12, mesmo que os preços caiam um pouco mais, considerando a alta margem de lucro da atividade atualmente. Segundo ele, em julho, a rentabilidade sobre o custo operacional em Mato Grosso era de nada menos que 70%. Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *