SOJA BRASIL – CAPACITAÇÃO – Oficinas abrem a programação do Fórum Soja Brasil

Produtores de Sorriso (MT) puderam acompanhar palestras técnicas oferecidas pelo Senar-MT e Embrapa; debate começa às 20h na tela do Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Veja a programação do Fórum Soja Brasil em Sorriso (MT)
Na abertura do terceiro Fórum Soja Brasil, em Sorriso (MT), temas como Manejo Integrado de Pragas (MIP) e uso racional de defensivos fizeram parte da programação na tarde desta segunda, dia 16. Mais tarde, o Canal Rural transmite ao vivo um debate sobre mercado da soja e clima neste início de safra.

Nas oficinas desta tarde, os especialista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Embrapa explicaram aos produtores rurais que reduzir os custos com defensivos agrícolas é mais fácil do que se imagina. Para chegar neste objetivo, é preciso saber quais são as pragas que mais ameaçam cada lavoura. Por isso, é fundamental acompanhar de perto a lavoura.

O monitoramento de pragas é o primeiro passo para fazer o controle eficaz de lagarta. O instrutor do Senar-MT Dárcio Carvalho explica que o trabalho vai muito além da já conhecida estratégia do pano de batida. Existem armadilhas que atraem mariposas por meio de feromônios sexuais, que também podem ser utilizadas para detectar o número de espécies de insetos presentes nas lavouras e, assim, escolher o melhor defensivo.

Segundo o pesquisador da Embrapa Augusto Costa, quando o monitoramento de pragas é levado em consideração, o produtor pode conseguir reduzir o número de aplicações de defensivos durante a safra.

Terminada as oficinas, a partir das 18h no horário local, os produtores vão acompanhar uma palestra interativa do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e a partir das 19h (20h no horário de Brasília) começa o Fórum Soja Brasil: mercado e clima, com transmissão ao vivo na tela do Canal Rural.

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *