Softwares gratuitos ajudam produtor na gestão do agronegócio

Softwares para coleta de dados na agricultura possibilitam ao produtor otimizar seu tempo no manejo das culturas

Foto: Shutterstock

Com a utilização de softwares, produtores rurais podem elevar sua produtividade. Muitos, no entanto, deixam de adotá-los devido ao custo. Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolveu programas gratuitos, que têm funções variadas e ajudam na tomada de decisões do agronegócio.

Saiba Mais

Ao total, a Embrapa Instrumentação disponibiliza seis softwares. Eles cumprem diversas tarefas, como medição de áreas infestadas por pragas, análise de fibras, relatórios sobre troncos e monitoramento de animais, lavouras e doenças nas plantações.

Em 10 de junho, a licença para exploração, treinamentos e personalizações de quatro programas foi transferida à Stonway Tecnologia da Informação, uma startup incubada no Parque Tecnológico de São Carlos/SP. Seus quatro sócios participaram do projeto de dois anos da Embrapa sobre agricultura de precisão.

Segundo Leirsom Cantarini, diretor de Negócios e Projetos da Stonway, os softwares continuarão a ser disponibilizados gratuitamente nos sites da empresa e da Embrapa para uso não comercial: http://labimagem.cnpdia.embrapa.br.

Como diferencial, a startup propõe a capacitação para uso dos programas, além da personalização e inclusão de módulos específicos a determinadas culturas. “Fazer softwares personalizados a cada problemática agiliza a tomada de decisão do produtor, pois os resultados das análises ficam prontos muito mais rápido e de maneira mais eficiente”, considera.

Para Cantarini, ao informatizar as atividades, o produtor diminui o tempo gasto na cultura e pode aplicar melhor os insumos. “Uma inspeção em um campo de citricultura pode levar dias para ser feita, ou até semanas. Com a ferramenta adequada, o produtor pode reduzir consideravelmente esse tempo, além de ter um maior controle sobre o pessoal que está desenvolvendo a inspeção”, exemplifica.

Confira as funcionalidades dos softwares:

GeoFielder: é solução para coleta georreferenciada de dados e imagens. Utiliza software para computadores portáteis, câmeras e GPS acoplados. Possibilita gerar mapas que traduzem a situação da lavoura.

SisCob: software analisa a cobertura sobre o solo. As imagens são classificadas de forma a quantificar alterações e geração de mapas temáticos. Auxilia no monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou necessidades específicas.

AFSoft: permite analisar imagens digitais de folhas, medindo as áreas infestadas por pragas ou lesionadas por doenças. Oferece diagnóstico preciso da situação da cultura.

Safira: sistema analisa fibras e raízes por imagem. Facilita a determinação de volume, área superficial e comprimento por faixa de diâmetros. É aplicável no estudo do desenvolvimento de culturas e materiais a base de fibras.

Anatro Livre: analisa o tronco quanto ao crescimento das árvores e da qualidade de sua madeira. Fornece informações de cunho ambiental, registradas ao longo de seus anéis de crescimento.

SACAM: software monitora o comportamento de animais em movimento. Permite trabalhar com os principais insetos-praga e seus inimigos naturais, analisando sua ação sobre as culturas.

GHX Comunicação GHX Comunicação

Fonte: Terra