Símbolo de retomada, Expointer ainda é dúvida

Data da mostra, cujo regulamento foi lançado na segunda-feira, dependerá da estabilidade da pandemia no Estado

Embora tenha lançado, na segunda-feira, o regulamento da Expointer 2020, prevista para ocorrer de 29 de agosto a 6 de setembro, o governo gaúcho estuda a possibilidade de prorrogar a data da feira para o final de setembro, por conta da pandemia da Covid-19. Realizada anualmente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a feira, neste ano, é vista como uma oportunidade de marcar a retomada econômica do Estado após a crise gerada pela disseminação do coronavírus.

Conforme informou o governador Eduardo Leite à reportagem do Jornal do Comércio, ao ser questionado, durante a live desta terça-feira, sobre a conveniência de lançar a mostra em meio à pandemia, a possibilidade de adiá-la para o final de setembro está sendo debatida pelos setores e pelas entidades que organizam a feira em conjunto com o Executivo.

Leite disse que a estimativa é de que, até setembro, as condições de controle da disseminação do coronavírus estejam melhores, possibilitando a realização do evento com segurança.

"Serão quatro meses até que a feira seja realizada e que nós poderemos ter observado uma redução do número de casos, uma situação mais estabilizada, em que a feira poderá vir a se confirmar como caso de ajuda na retomada econômica do Estado em função das restrições que temos hoje", comentou.

Ele destacou, ainda, que, como a feira é um evento de grandes proporções, precisa começar a ser planejada e organizada com antecedência, o que justifica o lançamento do regulamento na segunda-feira. No entanto, disse que a análise do governo sobre a evolução e a estabilidade da pandemia no Estado nos próximos meses é que poderá determinar a efetiva realização do evento. "Evidentemente, não pretendemos fazer a feira se observarmos que não há condições de segurança do ponto de vista sanitário das pessoas. Mas não podemos, há quatro meses dela, já tomar a decisão de que ela não aconteça. Desejamos que a Expointer aconteça, em condições de segurança, e estamos organizando tudo para que ela venha a acontecer", ponderou.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou, na segunda- feira, no Diário Oficial do Estado, o regulamento para a feira. O secretário Covatti Filho disse que todos estão atentos à evolução da pandemia, mas não deixarão de se preocupar com a organização da feira, que, neste ano, comemora os 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil.

"Queremos propor que a Expointer deste ano seja uma feira de retomada econômica, em que vamos proporcionar aos produtores, expositores e ao público visitante oportunidades para reaquecermos a economia do Estado depois de termos passado por momentos tão difíceis, como o novo coronavírus e a seca que vem atingindo o nosso Rio Grande", afirma.

Fonte: Jornal do Comércio