Senar-RS leva ações sobre produção leiteira à Expodireto 2016

A produção leiteira será um dos destaques do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) no estande do Sistema Farsul na Expodireto Cotrijal 2016, em Não-Me-Toque. No dia 10/2, a entidade apresentará uma série de iniciativas voltadas à qualificação do produtor e ao desenvolvimento do setor, um dos mais tradicionais do Estado. As ações são gratuitas e ocorrerão entre as 9h e 17h.
Em formato de talkshow, serão realizadas quatro oficinas técnicas, duas oficinas gastronômicas e uma palestra. Através das ações, o Senar exibirá uma amostra dos cursos oferecidos no RS em parceira com Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.
Durante a programação, técnicos da entidade irão orientar o público sobre importantes pontos da cadeia leiteira, incluindo as Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Uma das questões abordadas será a gestão da propriedade rural, que inclui a relação custo x produção x benefício. A proposta é evidenciar a importância do leite como produto de qualidade que pode fazer a diferença nos negócios do campo, especialmente para agricultura familiar.
Outro tema previsão para o dia é a nutrição animal. O visitante irá receber informações sobre a alimentação mais indicada ao gado leiteiro, objetivando melhor produtividade. A armazenagem de alimentos, conhecida como silagem, também será abordada pelos técnicos. A medida é uma alternativa para períodos de seca, que implica na redução de custos ao produtor.
A morfologia das vacas leiteiras e a qualidade do leite são outros assuntos previstos para pauta das oficinas. Já o Momento X da Questão, palestra comandada por um especialista convidado, irá abordar a cadeia do leite e seus processos. Haverá ainda as oficinas gastronômicas, que irão trabalhar pratos feitos a partir do leite. Na cozinha montada no palco central do estande, serão apresentadas as receitas de cheesecake de goiabada e mousse de iogurte com farofa de aveia.
Programação – 10 de março
9h – Oficina Técnica – Escore condição corporal em vacas leiteiras
10h – Oficina Técnica – Qualidade do leite
11h – Momento X da Questão – Palestra sobre a Cadeia do Leite
12h – Oficina Gastronômica
14h – Oficina Técnica – Morfologia de vacas leiteiras
15h – Oficina Técnica – Nutrição: tamanho de partícula / taxa de pesagem
16h – Oficina Gastronômica
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SENAR-RS

Postado por Assessoria de Comunicação do Sistema Farsul

Fonte: Farsul

Compartilhe!