Selo incentiva a agricultura familiar

Clique para Ampliar

O agricultor João Lira Leitão será um dos produtores beneficiados com o Selo da Agricultura 100% Familiar, a ser entregue hoje

ANTÔNIO CARLOS ALVES

Canindé Com as presenças do presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Celso Crisóstomo, do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa e produtores da agricultura familiar, acontece hoje a entrega da permissão de uso do Selo da Agricultura 100% Familiar a aproximadamente 100 agricultores de Canindé.
O evento acontecerá no Espaço Cultural Frei Venâncio Willike na Avenida Francisco Cordeiro Campos, em frente à Igreja das Dores), a partir das 8h30.
O selo tem o objetivo de orientar o consumidor a identificar os produtos que vêm de uma unidade de base familiar, onde as relações de trabalho envolvem o núcleo familiar e geram renda para as comunidades locais. O objetivo é agregar valor à produção da agricultura familiar e incentivar a população a consumir esses produtos cada vez mais.
No evento em Canindé, serão distribuídas cestas básicas com os produtos que irão fazer parte da merenda escolar do Município, como acerola, alface, batata doce, banana, bolos diversos, cheiro verde, doces de frutas, jerimum, macaxeira, mamão, maracujá, mel, pimentas, pimentão, queijos e ovos caipira. Para ter permissão de uso do selo, o agricultor deve, de acordo com o Celso Crisóstomo, ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) física ou jurídica, que comprova que a unidade de produção é familiar.
"Os produtos devem atender às exigências de qualidade do mercado, sendo processados e beneficiados segundo normas e orientações que garantam a higiene e a padronização dos produtos", afirma.
Terão prioridade para receber o ´Selo´, os agricultores familiares com acompanhamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ou da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) com regularidade; os que estão ligados a uma organização social (cooperativa ou associação); e os que adotam técnicas que ajudam a preservar o meio ambiente.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.