Selic deve cair a ritmo menor

O Banco Central deve cortar a taxa básica de juro novamente em 0,50 ponto percentual em março, mas reduzir o ritmo para 0,25 ponto na reunião de abril do Comitê de Política Monetária (Copom), colocando a Selic em 9,75% ao ano, segundo projeções do mercado compiladas pelo próprio BC.

A coleta diária de dados para confecção do boletim Focus mostra que, na última segunda-feira, houve mudança na mediana das estimativas – que, até então, era de novo corte de 0,50 ponto em abril.

Ainda assim, não houve alteração na expectativa da Selic para o encerramento deste ano, que continua sendo de 9,50%. Isso indica que, após abril, outro corte de 0,25 ponto é projetado pelo mercado.

Os dados da coleta diária mostram um cenário ainda a ser consolidado, com projeções que variam dia a dia para os meses seguintes e ainda não são visualizados no boletim Focus divulgado semanalmente.

A fotografia do momento é de manutenção do juro em 9,75% na reunião do Copom em maio e uma divisão do mercado sobre as apostas para o encontro de julho (com a mediana das projeções em 9,63%). A mediana mostra que o juro básico cairia para 9,50% em agosto.

As projeções coletadas na última sexta-feira também mostram que a Selic poderia subir para 10% em fevereiro do ano que vem.

Fonte : Valor Econômico | Daniela Machado | De São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.