Seguro agrícola é tema de debate da CRA no Rio Grande do Sul

Senadora Ana Amélia, presidente da CRA, propôs a realização da audiência

Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) debaterá questões relacionadas ao seguro agrícola, na cidade de Não Me Toque (RS), na sexta-feira (11), a partir das 14h. A audiência pública integra o segundo ciclo de palestras e debates da comissão e foi sugerida pela presidente do colegiado, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Para a senadora, o debate é importante, tendo em vista que o seguro agrícola sofreu um corte de R$ 341milhões este ano, o que dificulta a vida do produtor rural. Como exemplo, ela citou a situação dos produtores de uva no Rio Grande do Sul, que perderam metade da safra por causa do volume excessivo de chuvas na região. Uma solução, na opinião de Ana Amélia, seria a criação de uma espécie de seguro agrícola que garanta a renda dos produtores em ocorrências semelhantes.

— Essa audiência poderá ser o caminho para uma solução, para que nós criemos esse tipo de seguro no Brasil. Nós estamos tentando ver se o governo encontra alguma forma de ajudá-los — afirmou.

Foram convidados para o debate o diretor do Departamento de Crédito, Recursos e Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Vitor Augusto Ozaki; a diretora-executiva da AgroBrasil, Laura Emília Dias Neves; o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Frederico Perius; e o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica.

Integram a lista de convidados ainda o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan; o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski; o presidente da Comissão de Crédito Rural e Seguro Rural da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Elmar Konrad; e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte : Agência Senado

Compartilhe!