SEGURANÇA PÚBLICA – Estado abre cinco delegacias com foco em crimes rurais

O Rio Grande do Sul passará a contar com as Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs). O decreto, assinado pelo governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira, cria as novas unidades, que terão sedes principais em Bagé, Camaquã e Santiago, e as complementares, em Cruz Alta e Rosário do Sul.

A escolha das sedes partiu de uma decisão técnica da chefia da Polícia Civil. As delegacias ficarão subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e atuarão integradas em bases itinerantes nas operações executadas em todo o Estado. As unidades irão exercer atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Em 2017, os casos de abigeato registraram queda de 23,5%. Foram 5.171 ocorrências no primeiro semestre de 2016 e 3.958 no mesmo período deste ano. A expectativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) é intensificar ainda mais os trabalhos.

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *