Segmento terá um novo plano de safra

O Ministério da Pesca está finalizando os ajustes do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que deve ser lançado ainda neste mês pela presidente Dilma. A proposta de um plano específico para o segmento não é uma novidade, mas, segundo fontes da Pasta, este será o mais completo de todos.

O governo estuda atuar em diversas frentes para fomentar a produção de pescados no país, mas não pretende usar dinheiro novo. O pacote deve utilizar parte dos R$ 137 bilhões disponibilizados para a agropecuária a fim de ampliar o crédito com juros baixos, já concedido para os agricultores. Por enquanto, ficou decidido que não deverão ser criadas novas linhas de crédito. Fontes do governo creem que basta fomentar as opções existentes.

Além de crédito, o plano visa aumentar os prazos de carência e pagamento, além de qualificar os critérios para obtenção de crédito, desonerar a cadeia produtiva, garantir assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola, ampliar a capacidade de compras institucionais para apoiar o pescador artesanal e o aquicultor familiar, fortalecer o cooperativismo, disponibilizar infraestrutura e equipamentos, modernizar e renovar embarcações e investir em ciência, tecnologia e inovação.

O governo quer reforçar a qualificação dos pescadores e criadores por meio de assistência técnica para que o segmento comece a abandonar o "amadorismo". "A produção está abaixo do potencial por falta de planejamento, e não de dinheiro", disse uma fonte envolvida na confecção do plano. (TV)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2856364/segmento-tera-um-novo-plano-de-safra#ixzz28Qe1ikpa

Fonte: Valor | Por De Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *