Secretaria de Agricultura do Paraná vai incentivar produção de café no Estado

Norberto Ortigara, secretário da pasta, anunciou apoio à aquisição de 5 a 7 milhões de mudas para a renovação e preparo de novas lavouras para os próximos anos

Odinei Bozeli

Foto: Odinei Bozeli

Governo anunciou apoio à aquisição de 5 a 7 milhões de mudas para a renovação e preparo de novas lavouras no Paraná

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, anunciou nesta semana que o governo dará apoio à produção de café e na aquisição de 5 a 7 milhões de mudas para a renovação e preparo de novas lavouras para os próximos dois e três anos. Ortigara participou do encerramento do 11.º Concurso Café Qualidade Paraná.

– Neste momento a cafeicultura paranaense passa por um dos seus momentos mais críticos, pois além dos preços muito baixos as fortes geadas que ocorreram em julho comprometeram severamente a safra de 2014 – afirmou o secretário.

Para estimular o concurso de qualidade, o governo do Estado garantiu a compra com ágio superior a 25%, todo o lote de café especial premiado neste ano. Os campeões do concurso foram cafeicultores de Silvana Braga Ferraz, de Ribeirão Claro, na categoria Café Natural; Lupércio Bufalari, de Santo Antônio da Platina, na categoria Microlote; e Luiz Boraneli, de Curiúva, na categoria Cereja Descascado.

Na avaliação de Norberto Ortigara o Paraná deve investir em qualidade.

– Uma área pequena e bem conduzida, que tenha boas práticas em todos os setores, dará bons resultados e bons ganhos ao agricultor –  afirmou o secretário. Para ele, a sustentabilidade da cafeicultura paranaense passa necessariamente pelo processo de modernização e adoção de tecnologias.

Ortigara ressaltou ainda a importância socioeconômica da atividade cafeeira para 11 regiões do Estado com mais de 200 municípios e produção potencial superior a 1,5 milhões de sacas por ano.

>>Veja outras notícias sobre café

GOVERNO DO PARANÁ

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *