Seca é oportunidade para lançamento da Monsanto

O recrudescimento do clima em regiões produtoras do Meio-Oeste americano é vista como uma oportunidade para a Monsanto apresentar o resultado de sua nova geração de transgênicos tolerantes ao déficit hídrico.

A tecnologia, batizada de Genuity, foi comercializada pela primeira vez no plantio de milho deste ano. O produto ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O vice-presidente da multinacional para Grandes Culturas nas Américas, Mike Stern, afirma que ainda é cedo para medir os ganhos de produtividade da nova tecnologia.

"Precisamos aguardar um pouco mais para medir o impacto da seca, mas é óbvio que é necessário um mínimo de água para a planta se desenvolver", pondera. A Monsanto espera, porém, que as poucas propriedades que plantaram a nova variedade mostrem um desempenho superior ao das plantações convencionais. A colheita deve começar no fim de setembro.

No Brasil, segundo maior mercado da Monsanto do mundo, a empresa está lançando duas novas variedades de milho geneticamente modificadas para combater vermes de raiz e lagartas (batizadas de Genuity VT Pro 3 RIB e VT Pro Max RIB) e resistentes aos agrotóxico glifosato.

Nos dois casos, a Monsanto inaugura no país uma prática que já é adotada nos Estados Unidos para diminuir os problemas com resistência de lagartas às plantas transgênicas – o chamado refúgio no saco (RIB, na sigla em inglês) de sementes.

O método consiste em misturar entre 5% e 10% de sementes convencionais às com a tecnologia BT, que liberam uma toxina mortal para as lagartas. Com isso, os produtores ficam dispensados de estruturar áreas de refúgio em suas fazendas.

O refúgio é uma área plantada com sementes convencionais para que lagartas possam se alimentar e se reproduzir. A medida visa a retardar a multiplicação de lagartas que sejam resistentes às lavouras transgênicas.

A falta de áreas de refúgio é apontada com uma das causas do severo ataque de lagartas em algumas regiões do Brasil na temporada 2012/13.

"Em vez de o produtor precisar estruturar uma região como refúgio, com a nova tecnologia só é preciso abrir o saco e plantar. Dentro dele estão sementes com e sem a tecnologia BT", explicou Mike Stern. (TV)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3252870/seca-e-oportunidade-para-lancamento-da-monsanto#ixzz2dSKSJ0Y5

Fonte: Valor | Por De St. Louis e Decatur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *