Sead participa da Reunião Regional para a Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar no Panamá

Reunidos no Panamá, entre os dias 14 e 16 de maio, especialistas de treze países, responsáveis por programas de alimentação escolar, apresentarão uma visão geral de suas experiências e conquistas na Reunião Regional para a Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar.

A experiência brasileira desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) tem despertado, ao longo das últimas duas décadas, a atenção da comunidade internacional.

Neste cenário, surgiu a possibilidade de compartilhar o modelo brasileiro e apoiar tecnicamente em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a adaptação necessária para cada país.

A Sead, parte ativa da cadeia de apoio ao PNAE, disponibiliza os instrumentos dos programas, como a assistência técnica para possibilitar a organização do agricultor familiar na oferta de alimentos que atendam esse mercado nas escolas.

Para colaborar com esse intercâmbio de informações, o consultor da Sead, Vítor Correa, com a moderação de Ricardo França, da Assessoria Internacional, compartilhará a  “Experiência do Brasil em Compras Públicas da Agricultura Familiar”, baseando-se nas práticas desenvolvidas por esta secretaria e as ações colaborativas com o PNAE.

Para , Vítor Correa “a aproximação entre gestores da educação e agricultores familiares, através de sua inserção nas políticas do PNAE, vem favorecendo o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades, estimulando a produção da agricultura familiar e promovendo uma alimentação mais saudável.”

A reunião também conta com a participação e o apoio dos especialistas da FAO, do FNDE/MEC, representantes da ABC/MRE, da Embaixada do Brasil no Panamá, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Sistema de Integração Centroamericana (SICA).

Ascom Sead

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Fonte : MDA