Sead celebra acordo de cooperação técnica com o FNDE

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) celebraram  nesta terça-feira (18), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para ações conjuntas de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, além de desenvolvimento dos agricultores familiares no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Projeto de Compras Públicas (PCP).

Com a formalização desse termo de cooperação, a Sead vai poder atuar de forma oficial para cobrar o cumprimento da compra mínima de 30%  de produtos da agricultura familiar pelos estados e municípios. O secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca como positiva a formalização desse acordo, visto que facilitará os entraves existentes no cumprimento por parte de algumas prefeituras.

“A ideia é colocar os delegados federais da Sead como fiscalizadores dessa política, podendo chegar nas prefeituras, o que com certeza trará melhorias a alimentação escolar que terá mais qualidade por conta dos produtos da  agricultura familiar, além de um aumento muito grande na produção. Da nossa parte é uma grande satisfação, ainda na nossa gestão, assinar esse documento, tendo o prazer de deixar esse legado para o futuro.”

Já o presidente do FNDE, Silvio  Pinheiro, ressalta que o Pnae é uma política pública muito importante para a agricultura familiar do Brasil.  “É fundamental que esse acordo seja cumprido e que possa aumentar a destinação à agricultura familiar. É um trabalho onde o resultado é visto lá na ponta. São crianças, adolescentes e jovens recebendo alimentação qualificada. São mais de 8.000 nutricionistas cadastrados e mais de 80 mil merendeiras elaborando um cardápio variado. E com a compra dos 30% da agricultura familiar, mais de 1,3 milhão de reais são repassados.”

Para saber mais sobre o Pnae, clique aqui.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 / 0122 e imprensa@mda.gov.br

Rômulo Serpa

Fonte : MDA