Salão do Empreendedor Rural, na Expointer, contará com atendimento especializado

O Salão do Empreendedor Rural, iniciativa do Programa Juntos para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, terá uma extensa programação para o visitante da Expointer, que ocorre entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No Espaço de Atendimento, os empreendedores rurais terão acesso a duas ferramentas específicas, que irão fornecer suporte de gestão e diversificação produtiva.

Conforme explica a técnica da Gerência Setorial do Agronegócio do Sebrae/RS, Ana Carolina Scapin Cittolin, toda a programação do Salão do Empreendedor poderá ser conferida por qualquer visitante, mas duas ações serão mais direcionadas para o produtor rural. “Essas formas de atendimento possibilitarão para eles verificarem o nível de gestão na propriedade ou avaliar as condições para iniciarem outra atividade”, explica.

Seis técnicos irão prestar o atendimento gratuito aos empresários. Não é necessário inscrição ou agendamento prévio. Ana Carolina conta que a solução para auxiliar na gestão da propriedade contará, entre outras ações, com o Simulador de Gestão, que irá medir os indicadores de desempenho. O visitante responderá um questionário com 10 perguntas sobre as ações empregadas no seu negócio e sobre lucratividade. “Com isso, o consultor poderá sugerir caminhos para que ele possa aperfeiçoar seus métodos”, ressalta.

A outra ação auxiliará empresários que atuam em determinado segmento e desejam realizar uma nova atividade. “Faremos uma avaliação do perfil da propriedade para sinalizar o que precisa ser feito, fornecendo suporte para que ele possa, de fato, realizar essa mudança”, afirma Ana Carolina. Essa análise irá assegurar que a nova função esteja adequada à realidade do produtor e da região onde está inserido. “Pode ser que ocorra o redirecionamento desta ideia para que ela se torne ainda mais viável”, finaliza a técnica.

O Espaço de Atendimento do Salão do Empreendedor Rural está disponível para atender empresários de qualquer segmento, bem como interessados em abrir a própria empresa.

Salão do Empreendedor Rural

O espaço, de 1.200 metros quadrados, irá destacar, ainda, cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e cultura do milho. Nestas áreas terá enfoque toda a cadeia produtiva, e como tendência será abordado o forte avanço da olivicultura no Estado.

Na Arena do Conhecimento o visitante terá acesso a capacitações e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os temas que serão abordados destaque para gestão ambiental, tratamento de resíduos, sustentabilidade, eficiência produtiva e turismo rural. Também serão explorados assuntos específicos dos segmentos priorizados no Salão do Empreendedor.

A programação compreenderá, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul, que chega na sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destacará, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva. A tecnologia também será um ponto importante do Salão. Serão demonstradas a aplicação prática de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso dos drones e energia sustentável para a propriedade rural. 

Confira o folder do Salão do Empreendedor Rural

Assessoria de Comunicação Farsul / Senar-RS / Sebrae-RS

Fonte:  Farsul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *