Saiba por que o Plano Safra é importante para o agronegócio e a economia

Governo federal anunciou nova edição com reforço nos recursos disponibilizados e alta na taxa de juros

Saiba por que o Plano Safra é importante para o agronegócio e a economia Arte/Zero Hora

Foto: Arte / Zero Hora

O Plano Safra é anunciado todos os anos pelo governo federal. Traz as definições — quantia e taxa de juro — do crédito a ser colocado à disposição dos produtores rurais nos bancos públicos e privados.

Esse dinheiro, R$ 187,7 bilhões para o período de 2015/2016 para é utilizado para que agricultores e pecuaristas financiem o que gastam para tornar possível a produção, desde a compra de sementes até a contratação de mão de obra e também para conseguir fazer investimentos, como a aquisição de máquinas e equipamentos.

Leia as últimas notícias de Campo e Lavoura
Novo Plano Safra é anunciado com mais recursos e alta nos juros
Gisele Loeblein: volume do Plano Safra ficará maior, e juro também

Com condições para produzir, o agricultor garante o abastecimento de alimentos da população. E isso traz reflexos também para a economia brasileira, que cresce puxada pelos negócios do setor.

Em ano de boa produção, indústria, comércio e serviços também são beneficiados, dentro e fora da cadeia do agronegócio. Por exemplo, no primeiro trimestre deste ano, o PIB da agropecuária foi o único a crescer no país, 4,7% na comparação com o trimestre anterior. Esse desempenho impediu que a queda do PIB fosse ainda maior _ a retração foi de 0,2%.

Em muitas cidades gaúchas, o setor primário é o motor de desenvolvimento. Referência na agricultura, Não-Me-Toque, por exemplo, se desenvolveu na esteira do setor. Tem o 22º maior PIB per capita do Estado.

Fonte: Zero Hora
Por: Gisele Loeblein

02/06/2015 – 18h04min