Safra mundial de soja pode ser recorde

Produtividade média no centro-sul do Brasil foi acima do esperado

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

Produtores do centro-sul do Brasil estão satisfeitos com os resultados da safra atual

Condições climáticas favoráveis e boa produtividade das lavouras da América do Sul apontam que as estimativas de produção podem ser reajustadas nas próximas divulgações oficiais, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Com a colheita da soja praticamente finalizada, o Brasil teve uma produtividade com níveis acima do esperado no Centro-Sul. No geral, segundo informações do Cepea, produtores estão satisfeitos com o resultado da safra atual, pelo menos em termos de rendimento agrícola. A produção da oleaginosa deixou a desejar apenas nas regiões Norte e Nordeste do país.
Outro fator que contribui para a expectativa de safra recorde mundial é o atraso no cultivo de milho nos Estados Unidos – segundo maior produtor de soja do mundo. Parte da área pode ser direcionada para a soja, de acordo com levantamento dos pesquisadores. Resta avaliar o desenvolvimento das lavouras e o impacto em produtividade.
No Brasil, o fator preço é que está abaixo do esperado, tanto que as quedas de semanas anteriores afastaram vendedores do mercado. É esperado que a Conab reajuste ligeiramente as estimativas de oferta em suas próximas divulgações.
*Com informações do Cepea

Fonte: Globo Rural

Compartilhe!