SAFRA DE GRÃOS PASSA DOS 30 MILHÕES DE T

Pela primeira vez na história, a safra gaúcha de grãos irá ultrapassar a barreira dos 30 milhões de toneladas. E a soja representa quase metade desse total – produção de 13,21 milhões de t em uma área de 4,98 milhões de hectares, um aumento de 3,57% na produção. Na economia, o impacto estimado com a colheita de 30,7 milhões de t é de R$ 24,1 bilhões. Os números foram anunciados ontem, no Palácio Piratini. O crescimento em relação à safra anterior está projetado em 9,2% – equivalente a 2,5 milhões de t. ‘Não existe possibilidade de ser inferior a 30,5 milhões de t’, garantiu o secretário da Agricultura, Claudio Fioreze.

A projeção de recorde havia sido anunciada na Expodireto, em março, quando a Emater estimou a colheita de 27,44 milhões de t. Em dezembro de 2013, relatório econômico da Farsul apontava para uma produção de 30,2 milhões de toneladas de grãos.

A safra de trigo teve aumento de quase 80% na produção – 3,35 milhões de t. No caso do arroz, o crescimento foi de 8,25%, com 8,77 milhões de t. Mesmo tendo perdido 5,11% de seu território, o feijão registrou aumento de 15,42% na produção (78,41 mil toneladas). A lavoura de milho teve redução de área de 9,92% (932,04 mil ha) e de 0,78% na produção (5,30 milhões de t). A produtividade aumentou 10,13% (5,69 mil kg/ha).

Presidente da Farsul, Carlos Sperotto disse que os resultados ainda são frutos remanescentes da mobilização de órgãos e instituições federais pela repactuação da dívida de agricultores atingidos pela última grande seca do Estado. ‘No momento, precisamos terminar de colher e verificar com serenidade o comportamento dos preços, para só depois fazermos uma análise’, afirmou. ‘Uma coisa é certa: mostrou, mais uma vez, nossa grande capacidade.’ O clima e o trabalho ‘abnegado’ de produtores e técnicos foram apontados pelo governador Tarso Genro como os grandes responsáveis pelos números recordes.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *