Safra 2012/2013 graúda anima gaúchos

Primeira estimativa da Emater-RS é de uma produção de 11,348 milhões de toneladas de soja para a próxima safra de verão

por Sebastião Nascimento

Ernesto de Souza

O vice-presidente da New holand para a América Latina, Alessandro Maritano, enxerga uma demanda crescente por tecnologia no agronegócio brasileiro (Foto: Ernesto de Souza/Ed Globo)

Na tradicional Expointer de Esteio, Rio Grande do Sul, uma das maiores vitrines da agropecuária brasileira, as empresas do setor não desperdiçam a oportunidade de fazer seus lançamentos, seja de máquinas comocolheitadeiras e tratores, implementos agrícolas, produtos veterinários, etc, afinal passam pelo parque Cirne Lima, onde a feira é realizada, de 500 a 600 mil pessoas no total.

Neste ano, a New Holland, fabricante de máquinas aproveitou a Expointer para apresentar ao Brasil seu novovice-presidente para a América Latina, o italianoAlessandro Maritano, de 40 anos de idade e natural da cidade de Turim. Ele enxerga um futuro promissor para o agronegócio brasileiro e uma demanda crescente por tecnologia. No rastro da opinião de Maritano, a New Holland lançou a menor e moderna colheitadeira com sistema de duplo rotor do mercado, a CR5080, que comporta tanque graneleiro de 7,050 litros e nas condições ideais opera com plataformas de 20 e 25 pés. Segundo a empresa, a colheitadeira de menor porte é ideal para as pequenas propriedades gaúchas.

A Expointer, que vai até domingo próximo, reúne mais de 8.000 animais de 150 raças vindos de 11 estados brasileiros. Espera faturar R$ 11 milhões em remates de cavalos, bovinos e ovinos.

Os gaúchos estão alegres. Após a estiagem ter prejudicado bastante as lavouras na safra 2011/2012, tudo indica que o clima agora vai ser parceiro. A primeira estimativa da Emater-RS, feita ontem (28/8), durante a Expointer, é de uma produção de 11,348 milhões de toneladas para a próxima safra de verão de soja contra 5.858 milhões de toneladas da safra 2011/ 2012. A área plantada deverá crescer 6,2% na safra 2012/2013, indo para 4,404 milhões de hectares. A Emater informou que esse avanço deve se dar em áreas de pasto, de arroz e de feijão.

No caso do milho, a Emater projeta uma produção de 5,055 milhões de toneladas, bastante superior às 3,046 milhões de toneladas da safra passada.

Hoje, quarta-feira (29/8), o Prêmio Gerdau Melhores da Terra será entregue aos seus 10 vencedores.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *