ÀS VÉSPERAS DA SAFRA – Andav: 30% dos produtores não compraram todos os insumos necessários

Segundo a entidade, a comercialização desses produtos está atrasada. Em igual período do ano passado, o índice era de apenas 2%

A compra de insumos para a safra 2019/2020 está atrasada. Dados da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) indicam que 30% dos produtores rurais ainda não compraram tudo o que precisam. No mesmo período do ano passado, o índice era de 2%.

De acordo com o presidente da entidade, Henrique Mazotini, vários fatores diferenciam esta temporada da anterior. “Podemos destacar dólar, seca, momento político no Brasil e a peste suína na China”, elenca.

Helio Saveli Junior, gerente de marketing da Helm, diz que o agricultor está com dúvidas até sobre o que usar na lavouras. “Quais opções eu tenho? Essa é a pergunta que vai marcar bastante o campo hoje”, afirma.

  • O gerente técnico da Alta, Paulo Alves, alerta que essa indecisão pode causar problemas. “O produto tem que estar [na lavoura] no momento certo; a praga não espera, tem que aplicar. Essa dúvida pode deixar um gargalo”, diz.

    Apesar do cenário atual, o diretor de Marketing da Agrichem, Marcelo Habe, mantém-se otimista. “Na média dos últimos 5 a 8 anos, o mercado tem crescido de 10% a 15% [ao ano]. Acreditamos que ele não volta atrás. Talvez tenhamos um ‘pequeno soluço’, mas não tem como cair, porque o agricultor está muito focado em produzir”, frisa.

    Por Pablo Valler, de São Paulo

    Fonte : Canal Rural