RURAL – Valor da saca do arroz caiu 12% em junho

Queda já é considerada a mais expressiva desde março de 2017

O preço médio do arroz em casca em junho, de R$ 73,15 pela saca de 50 quilos, representou um recuo de 12,13% em relação ao mês de maio. A queda já é considerada a mais expressiva desde março de 2017. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esaql/Usp).

Os pesquisadores do Cepea avaliam que o cenário ocorreu pela pressão de atacadistas e varejistas em relação aos valores do grão beneficiado, o que fez com que as indústrias baixassem os preços de venda, oferecendo, consequentemente, cotações mais baixas para a compra da matéria-prima.

No entanto, conforme o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, e o próprio Cepea, os preços já estão se firmando. “Nos últimos dias, aumentou a procura de arroz por parte do varejo, que encontrou uma baixa oferta do grão pelo produtor, e o dólar reagiu”, analisa Velho, acrescentando que isso pode sinalizar um caminho de novos negócios de exportação.

*Sob supervisão de Elder Ogliari

Carolina Pastl*

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *