RURAL – Semeadura do arroz chega a 85% no Rio Grande do Sul

De acordo com o Irga, maior parte dos produtores aproveitou janela preferencial de plantio

O plantio do arroz no Rio Grande do Sul chegou a 85,16% da área prevista, segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O órgão informa que foram semeados 825,2 mil hectares, de um total estimado em 969,1 mil. O aumento em relação ao levantamento da semana passada foi de 6,6 pontos percentuais, o que equivale a 63,8 mil hectares.

As lavouras semeadas até o momento foram implantadas no período considerado como a janela de plantio preferencial, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro. Do total semeado, 130,5 mil hectares estão na fase de emergência, enquanto 620,8 mil já evoluíram para a fase vegetativa. Outros 1,2 mil hectares estão na fase reprodutiva.

A região mais adiantada é a Zona Sul, que ultrapassou os 100% de área prevista inicialmente, com 161,2 mil hectares. "Considerando a situação atual, com médias de precipitação abaixo do normal, nossas equipes estão identificando que os arrozeiros estão trabalhando de forma a garantir seus plantios de acordo com a disponibilidade hídrica disponível", disse o diretor técnico do Irga, Ivo Mello.

Redação

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *